quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ex-alunos apresentarão projeto em feira tecnológica

Vitor, prof. Jorge e João Lucas
Os ex-alunos João Lucas e Vitor M. Stafusa, técnicos em informática,  tiveram seu projeto de TCC aprovado para na FETEPS - Feira Tecnológica do Paula Souza. O software intitulado home class é um sistema de aprendizado de línguas onde o professor poderá criar atividades específicas para os respectivos níveis de alunos e, através de relatórios, acompanhar a evolução do processo ensino/aprendizagem. 
"Após passar 2013 em branco, o curso Técnico em Informática da ETEC de Jales volta a ter um representante na FETEPS. É gratificante ver que nossos alunos têm condições de criar produtos inovadores", disse o Prof. Jorge Luís Gregório, orientador do projeto e atual coordenador do curso Técnico em Informática do período noturno.

A FETEPS acontece entre os dias 21 e 23 de outubro na cidade de São Paulo. Veja na íntegra o resumo do projeto:

Palavras-chave:
Inglês, Educação, Software, Ensino, Tecnologia

Resumo:


A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.Cs) na educação traz uma série de benefícios para o educando e para o educador. O rompimento dos limites geográficos e a velocidade com que os dados são analisados a fim de rever ou reforçar estratégias e métodos de ensino, são apenas dois dos benefícios mais importantes da utilização das TICs no processo de ensino/aprendizagem. Com a proposta de trazer as TICs para o aprendizado da língua inglesa, o  software Home Class tem como objetivo melhorar a organização, interatividade e confiabilidade do processo de ensino/aprendizagem, além de proporcionar maior facilidade para o professor na aplicação de exercícios e atividades práticas. O aluno poderá realizar as tarefas específicas para o seu nível de aprendizado e o professor poderá realizar o seu acompanhamento através de relatórios. O software traz uma ferramenta de criação de atividades ao qual os professores produzem suas próprias perguntas e as respectivas respostas para que os alunos respondam-nas posteriormente, gerando pontos que serão usados para ranking e análise por parte do professor. O software também possui ferramentas extras como dicionário, boletim e um mini-game. Para criar o software Home Class, foram utilizadas diversas metodologias de desenvolvimento de software, tais como o levantamento de requisitos, UML (Unified Modeling Language), Programação Orientada a Objetos e o padrão de projeto MVC (Model-View-Controller). As tecnologias de software empregadas foram a linguagem C# e o banco de dados relacional SQL Server, além de ferramentas para criação da Interface Gráfica do Usuário (GUI). O resultado é um software simples, rápido e de fácil acesso que pode ser usado por escolas e educadores de língua inglesa para otimizar e, principalmente, dinamizar o processo de ensino/aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário