Bill Gates, fundador da Microsoft e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, estão entre os grandes nomes do cenário da computação mundial que defendem o ensino de programação de computadores nas escolas. Por quê? Simples, segundo Steve Jobs, o falecido fundador da Apple e considerado por muitos como uma das mentes mais brilhantes da computação moderna, "Todos as pessoas deveriam aprender a programar computadores, pois isso ensina a pensar". Interessante ponto de vista!
Ao aprender conceitos de lógica de programação, o aluno, além de criar pequenos aplicativos para uso pessoal, ele exercitará o seu raciocínio lógico e isso poderá fazer com que talentos ocultos sejam revelados. Talentos como percepção, organização, visão crítica, estratégia para solucionar problemas, liderança, divisão de tarefas, enfim, diversos talentos que muitos achavam que não tivessem. Um outro ponto a ser levado em consideração é que o ensino de programação de computadores, ainda nos ensinos fundamental e médio, poderia ser um grande incentivo à criação de novas tecnologias e ideias que poderiam a longo prazo decretar a independência tecnológica em nosso país. É algo para se pensar!
Os computadores fazem coisas maravilhosas por que pessoas maravilhosas escrevem programas, ou seja, os programas de computador são, na verdade, desejos pessoais traduzidos em uma ferramenta de software. Veja o vídeo abaixo e se impressione com o que o aprendizado de lógica de programação pode fazer por você! Não se esqueça de ativar as legendas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário