quarta-feira, 16 de outubro de 2013

João Lucas, Técnico em Informática conta sua experiência no intercâmbio cultural nos E.U.A

     João Lucas Farias, Técnico em Informática pela ETEC Jales, formado no final do primeiro semestre de 2013, foi o aluno da ETEC Jales contemplado com o Intercâmbio Cultural promovido anualmente para os alunos de ETEC´s e FATEC´s. João Lucas mostrou desempenho e aproveitamento fora do comum, por isso, foi agraciado com essa grande oportunidade.
     Em uma pequena entrevista, João Lucas fala um pouco de sua experiência internacional na cidade de San Francisco - Califórnia - E.U.A ao qual ficou entre 07 de setembro e 06 de outubro de 2013. Confira.


    Como foi o curso que você realizou nos E.U.A?
 A qualidade do curso que fiz na escola Intrax de San Francisco foi fenomenal. Havia diversos tipos de cursos e níveis. Fiz um teste no primeiro dia de aula, iniciei no nível seis, estudei com pessoas de todas as partes do mundo das 8:30 as 14:05, com um intervalo de almoço e três aulas diferentes: habilidades, conversação e a terceira que era escolhida pelo próprio aluno e mesclava diferentes tipos de cursos e níveis. Éramos “forçados” a falar apenas inglês enquanto estivéssemos dentro do ambiente escolar, o que proporcionou a todos um avanço grande no aprendizado do idioma

Alunos da Intrax: várias nacionalidades



Conte-nos um pouco do seu dia-a-dia, a casa onde você ficou e os amigos/contatos que fez.
Como eu estava em um país que vive basicamente do turismo, passei muito tempo fora de casa, conhecendo lugares novos e lindos. Porém, todo o tempo que fiquei na casa, na “Home Stay”, eu me senti um membro da família de filipinos que ali moravam, eles eram super amigáveis e atenciosos.
Os passeios que realizei diariamente, ora eram com amigos que fiz no meu grupo de intercâmbio, ora eram realizados pela própria escola. Todos os passeios foram bons e proveitosos, sem dúvida alguma aprendi algo a cada momento.

Família de filipinos que me hospedou 
Quais foram os principais pontos da cidade de San Francisco que você visitou e o que você achou mais interessante?
San Francisco, como disse antes, é uma cidade turística, então está repleta de lugares lindos que valem a pena visitar, listarei três deles: a Ponte Golden Gate, uma ponte que já foi a maior do mundo, e com certeza é a mais famosa, tive a oportunidade de andar de bicicleta nessa maravilha da arquitetura; a Lombard Street, um cenário de filmes, jogos e desenhos animados, a rua mais tortuosa do mundo que possui uma vista linda do topo, nesse passeio eu também andei em um bondinho; a antiga prisão de segurança máxima Alcatraz, “a Rocha”, onde fiz um passeio com áudio rico em detalhes e efeitos sonoros que, mesmo se não gostasse muito de história, não seria estranho se arrepiar com todos os fatos contados e até mesmo sentidos.

Fale um pouco sobre o "choque cultural" que você viveu, pois sabemos que os E.U.A são bem diferentes do Brasil em todos os sentidos, principalmente, no sentido econômico, social e intelectual.
Bom, como disse minha cunhada “A gente se acostuma muito fácil com coisa boa!”, ela estava completamente certa! Quando fui à San Francisco, fiz escala em Miami, passei pela imigração no mais completo silêncio e respeito (até um pouco de medo rs), peguei minha bagagem que estava enfileirada e fora do carrossel, fui ao portão de embarque com um trem que circula no aeroporto.
Em San Francisco, eu pude experimentar a sensação de saber quanto pago de impostos, visto que essa taxa é cobrada no ato da compra, comprei lanches do Mcdonalds por 1 dólar, andei em transportes coletivos sem catraca que dependem de sua honestidade apenas. Coisa de outro mundo mesmo. Poucos dias de minha estada lá que eu senti saudades fortes de minha família e amigos no Brasil.
Mas o “choque cultural” foi quando voltei ao meu próprio país e praticamente tive que bater em alguém pra pegar minhas bagagens que estavam molhadas por algum motivo que ainda não sei, isso após passar por um processo de “imigração” um tanto barulhento e andar muito pra ir de um lugar ao outro no aeroporto.
Realmente, os países são diferentes, principalmente no sentido econômico, social e intelectual, mas destaco que a culinária brasileira supera e muito a de outros países!

Fale um pouco da importância dessas experiência para sua vida pessoal e profissional.
Se formos falar de “peso de currículo”, colocar algo como “experiência internacional” e “inglês intermediário”, já é um enorme e creio que principal diferencial que o intercâmbio proporciona. Falando de vida pessoal e profissional, a experiência em conviver com pessoas completamente diferentes de você é o que o ganhamos com um intercâmbio, pois você vai a um país diferente, com cultura diferente, língua diferente, enfim, você vive praticamente em outro mundo, então aprende mais a viver com diferenças.

Um bondinho chamado "Cable Car"
Chinatown
Lombard Street
A famosa ponte "Golden Gate"
Twin Peaks
A ilha de Alcatraz - "A Rocha"  
Estamos em período de vestibulinho para cursos técnicos da ETEC Jales, você indicaria a ETEC Jales e o curso de Informática? Por que?
Com toda certeza! Não só porque fui agraciado com o intercambio, não. A ETEC Jales, assim como todas as ETEC, são escolas super reconhecidas e valorizadas aonde quer que vamos. Posso falar com mais propriedade do curso que fiz, foi Técnico em Informática, e resumo o curso em uma palavra: incrível! Os professores sabem do que estão falando, trabalharam na área que lecionam, são amigáveis e conseguem, em geral, dar um ritmo importante e envolvente a todas as aulas. Eu recomendo a ETEC Jales, recomendo o curso Técnico em Informática, pois ambos são incríveis!

Independente do que você queira pra sua vida profissional, tente fazer um curso técnico que mais te agrade, além de um conhecimento importante obtido, você amadurece e cria mais disciplina. Além do mais, esforce-se, persista e lute que, no final, tudo que você faz é reconhecido e recompensado.

Um comentário:

  1. o conhecimento só vem através da Educação, que é fundamental na vida, daqueles que busca um objetivo na vida. "se Educação não pode tudo, ela pode quase tudo" (Paulo Freire, pedagogia da Educação)
    Esse Intercâmbio foi muito importante na vida do meu filho, foi um premio pelos esforços, pela luta, garra, persistência em busca de um futuro melhor, não só para se, mas para o bem da humanidade. e a área de informática leva a esse sonho, que pode se tornar realidade, de um mundo melhor.

    ResponderExcluir